Nos dias 28 e 29 de setembro de 2024

VI encontro 

 

APRESENTAÇÃO

A sexta edição do Encontro Estadual de Educação Ambiental - VI EEEA, será realizada nos dias 28 e 29 de setembro de 2024, no Campus Baixada Santista da UNIFESP (Edifício Acadêmico II, Rua Carvalho de Mendonça, 144 - Encruzilhada - Santos/SP).

PERÍODO DE INSCRIÇÕES

MOSTRA DE PROJETOS SOCIOAMBIENTAIS

Este ano teremos a “Mostra de Projetos Socioambientais”: um espaço rico para divulgar, expor, trocar, partilhar, conhecer iniciativas e trabalhos diversos em Educação Socioambiental.

A Mostra acontecerá na manhã de sábado e o formato da exposição dos trabalhos é livre. Tem um projeto para compartilhar?

Inscreva-se  AQUI até o dia 15/09.

HISTÓRICO

A Rede Paulista de Educação Ambiental - REPEA, cujo objetivo principal é promover a integração entre educadores e educadoras do Estado de São Paulo, já realizou cinco encontros.

O primeiro, realizado no ano de 1999, no município de Santo André, teve como objetivo a troca de experiências e integração dos educadores do Estado de São Paulo; o segundo, em junho de 2003, em Rio Claro, foi reconhecido como uma pré-conferência setorial de Educação Ambiental e o terceiro, em 2007, em São José do Rio Preto, contribuiu para a construção participativa da PEEA - Política Estadual de Educação Ambiental do Estado de São Paulo.

Juntos, os três encontros contaram com a participação de um público total de cerca de 2500 educadoras e educadores ambientais com desdobramentos que desencadearam importantes iniciativas em Educação Ambiental. Vale destacar a construção coletiva da PEEA, no III EEEA, que culminou no Projeto de Lei nº 749/2007, aprovado na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo em uma única votação, em 26 de outubro de 2007.

Instituída pela Lei nº 12.780, de 30 de novembro de 2007, a Política Estadual de Educação Ambiental sofreu inúmeros vetos. Com a mobilização e contribuição da REPEA, a regulamentação da lei resgatou artigos importantes para efetivação da EA no Estado, como a criação da Comissão Interinstitucional Estadual de Educação Ambiental - CIEA-SP, assinada pelo Governo do Estado de São Paulo somente em 05 de junho de 2019. Desde então, os esforços foram no sentido de constituir a CIEA-SP, sendo seus membros empossados por ato do Governador nos dias 01 de novembro e 12 de dezembro de 2019.

IV V EEEA ocorreram em 2022 e 2023 respectivamente, ambos em São Paulo, tendo como prioridade a retomada dos diálogos sobre a implantação da PEEA, em parceria com a Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental de São Paulo (CIEA-SP), finalmente instituída oficialmente.

Em 2024 o VI EEEA, que será realizado em Santos (SP), pretende dar continuidade às articulações para a implantação do Plano Estadual de Educação Ambiental e para o fortalecimento da REPEA.

Muito ainda há por fazer para enraizar a educação ambiental no Estado e o VI EEEA será um momento importante para isto. Além de promover o reencontro de pessoas queridas, abraços afetuosos e o fortalecimento da comunidade ambiental que se organiza em REDE para buscar uma sociedade cada vez mais sustentável.

OBJETIVOS PRINCIPAIS

  • Estimular a implantação de Políticas Públicas de Educação Ambiental nos territórios, em especial o Plano Estadual de Educação Ambiental do Estado de São Paulo (PEEA) e os Programas Municipais de Educação Ambiental;
  • Promover e estimular o diálogo e ações voltadas à construção de sociedades sustentáveis, a partir da Educação Ambiental, com o fortalecimento da REPEA.

PÚBLICO

O público estimado para os dois dias de evento é de 300 pessoas, entre educadoras e educadores ambientais, estudantes, lideranças comunitárias, professores, pesquisadores, representantes de organizações da sociedade civil, profissionais de educação ambiental (formais e não formais), agentes de saúde, profissionais da área ambiental de instituições

públicas e privadas, profissionais da segurança pública, sindicatos, associações e demais interessados.

EIXOS TEMÁTICOS

Para orientar sua organização e atingir seus objetivos, o VI EEEA será estruturado nos seguintes eixos temáticos:

  • Fortalecimento da Rede Paulista de Educação Ambiental - REPEA: Este eixo temático tem como foco fortalecer a REPEA e suas redes regionais e municipais, abordando desafios atuais, identificando potencialidades e definindo prioridades. Dessa forma, visa-se desenvolver propostas para a organização e encaminhamento de futuras ações, com ênfase no fortalecimento, ampliação e manutenção da REPEA.

Vale informar que os integrantes da REPEA, chamados de "elos", se organizam localmente nas Unidades de Gerenciamento de Recursos Hídricos - UGRHIs, seguindo o critério de divisão das Bacias Hidrográficas. Dessa forma, nosso objetivo é a promoção da qualificação e fortalecimento dos Elos da REPEA no Estado de São Paulo.

Sendo a Rede um instrumento de articulação entre educadores ambientais, pesquisadores e instituições, um dos principais objetivos é aumentar o envolvimento de pessoas e instituições em torno da educação ambiental, tanto formal quanto não formal, em todo o Estado. Além disso, busca-se identificar, analisar e divulgar o cenário da educação ambiental por meio do tema "Quem somos nós".

  • Debates sobre a implementação do Plano Estadual de Educação Ambiental (PEEA) e dos Programas Municipais de Educação Ambiental (ProMEAs), que encontram-se em fase final de elaboração e precisam de articulação política da REPEA para que de fato venham a ser implantados.
  • Formação de um Grupo de Trabalho para a preparação do VII EEEA, a ser realizado em 2025 abrindo diálogos sobre potenciais localidades, possíveis parcerias e votação/decisão.

RESULTADOS ESPERADOS

  • Continuidade do cadastro de Educadoras e Educadores Ambientais do Estado de São Paulo;
  • Propostas para implementação do Programa Estadual de Educação Ambiental, juntamente com a CIEA-SP, incluindo a indicação da criação do Fundo Estadual de Educação Ambiental e outras fontes de financiamento;
  • Recadastramento das Redes da malha da REPEA;
  • GT da REPEA para a organização do VII EEEA.

 ORGANIZAÇÃO E PARCERIAS

A REPEA, criada em 1992, é uma articulação que reúne educadoras e educadores ambientais, pesquisadores, entidades e instituições com o objetivo de promover a qualificação e o fortalecimento da Educação Ambiental no Estado de São Paulo.

A organização deste encontro conta com a valiosa contribuição da Universidade Federal de São Paulo-UNIFESP, por meio de sua Cátedra Sustentabilidade, da Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental de São Paulo – CIEA-SP, e do Campus Baixada Santista da UNIFESP.

Na organização deste VI EEEA destacamos o envolvimento direto dos elos do Litoral Norte, do Vale do Paraíba, do Grande ABC e da Capital Paulista, contemplando assim, boa parte das regiões do Estado.


PROGRAMAÇÃO

SÁBADO (28/09)

08h – Início do Credenciamento

08h30 – Café Colaborativo

09h – Vivência Musical “Somos Natureza” – Carolina Ramiro

09h30 – Mesa de Abertura

 Convidados: Secretaria de Meio Ambiente e Bem-Estar Animal de Santos/Unifesp/CIEA/REPEA.

10h30 –Mostra de Projetos Socioambientais” – Trocas e Diálogos

12h – Almoço

14h – Mesa Redonda: Como a educação ambiental pode avançar e quais os caminhos para os próximos anos?

Tema 1: Os desafios das Políticas Públicas - 25 Anos da Política Nacional da Educação Ambiental.

Convidado: Marcos Sorrentino, diretor do Departamento de Educação Ambiental e Cidadania da Secretaria Executiva do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima

Tema 2: Implantação do Programa Estadual de Educação Ambiental do Estado de São Paulo (ProEEA/SP): Conquistas e Desafios.

Convidada: Andrea Borges, da CIEA (Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental),

Tema 3: Os avanços das políticas públicas municipais.

Convidada: Cintia Güntzel, da Articulação Nacional de Políticas Públicas de Educação Ambiental (ANPPEA)

Participação dos Integrantes da REPEA: Zysman Neiman, Patricia Martin, Marta Marcondes e Andrea Bossi.

16h – Dinâmica: Como as cidades estão construindo o futuro: propostas de fortalecimento e construção de políticas públicas.

17h – Socialização das Propostas

18h – Momento Cultural e Encerramento


DOMINGO (29/09)

08h30 – Café Colaborativo

09h – Diálogo: Trabalho em Rede: o que é isso?

Convidada: Marta Marcondes. Bióloga, professora, pesquisadora e coordenadora do Projeto de Índice Poluentes Hídricos (IPH) da Universidade São Caetano do Sul, integrante da Rede Vozes do Rio e da REPEA.

9h20 - Dinâmica: Fortalecimento da REPEA – elaboração de estratégias para avanço e expansão da Rede

10h30 – Socialização dos Diálogos

11h30 – Plenária

12h – Encerramento


Informações: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.